Projetos de Desenvolvimento, Ensino e Extensão

O LAPECCOS atua em vários projetos de Desenvolvimento, Ensino e Extensão, em parceria com diversos grupos de pesquisa, núcleos e pesquisadores, tanto da UFRN como de outras IES do país.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

2014-Atual – Produção audiovisual e construção de redes sociais colaborativas digitais como recursos pedagógicos na educação permanente de profissionais de saúde para atenção integral às DST/HIV/Aids

Descrição: No contexto atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e da situação epidemiológica das DST/Aids e Hepatites Virais no Brasil, o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)/Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, aponta para uma reorganização do modelo de atenção em saúde, mudanças nas diretrizes, estratégias de diagnóstico, assistência, tratamento, reposicionando as orientações para o manejo desses agravos. Entre os desafios dessas novas orientações, destaca-se a estratégia de implantar o manejo clínico do HIV e sífilis na Atenção Básica e ampliar e qualificar ações de prevenção de âmbito comunitário, articulado de maneira efetiva com os demais pontos de atenção, criando e consolidando as linhas de cuidado das DST/HIV/Aids. Para atender a esse desafio é necessária a qualificação dos profissionais de saúde, a partir de dispositivos de construção do saber e da prática, que considerem a educação como um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento em suas múltiplas experiências culturais, científicas e adaptativas que tornam o ser humano capaz de atuar na sociedade, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente. Visando promover o dinamismo e contemplar a multiplicidade de experiências culturais e saberes técnicos, a linguagem audiovisual, que tem alto potencial de capilaridade, tem sido utilizada como estratégia de educação em saúde, conquistando o espaço de importante instrumento para a construção do conhecimento utilizando a imagem em processos pedagógicos. Nessa perspectiva o presente projeto tem como objetivo investigar e desenvolver recursos educacionais midiáticos relativos ao conteúdo técnico e a partir de vivências no trabalho que estimulem o diálogo entre saberes e a educação permanente entre pares, nos serviços e em espaços virtuais, como material de apoio aos cursos que compõem a proposta EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO ÀS DST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS NAS REDES DE ATENÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO SUS/RN: Capacitação para Manejo Clínico do HIV/Aids e Hepatites Virais na Atenção Básica; Capacitação para Manejo Clínico da sífilis e outras DST nas Redes de Atenção à Saúde; e Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Ações de Prevenção em DST/Aids e Hepatites Virais. O presente projeto está situado no seguintes campo de ações (art 4° da resolução n° 157/2014 ? CONSEPE): III – desenvolvimento de ações educativas, sociais, artísticas, comunicação, direitos humanos, meio-ambiente, saúde, trabalho, culturais e científicas ou tecnológicas, articuladas com o ensino, a pesquisa e a extensão; e VII – tecnologia da informação e comunicação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (-) / Doutorado: (3) .

Coordenador: Juciano de Sousa Lacerda. Integrantes: Lilian Carla Muneiro, Maria Angela Pavan, Susana Maria Miranda Dantas , Carla Glenda Souza da Silva, Thays Helena Silva Teixeira, Márcia Cavalcante Vinhas Lucas Danielly Ferreira dos Santos, Ruston Gabriel Fernandes Liberato, Alusk Maciel Santos.
Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde – Auxílio financeiro.

2014- 2014 (PROGRAMA PROEXT 2014/MEC-SESU)
Viva Mãe Luiza: processo participativo de desenvolvimento de ações de saúde e comunicação para prevenção das DSTs/Aids em escolas públicas

Descrição: O Programa Viva Mãe Luiza propõe uma intervenção comunitária em comunicação e saúde que visa o processo de apropriação educomunicativa de mídias/tecnologias de comunicação, por adolescentes de Mãe Luiza (Natal-RN), para a promoção da saúde desta população em escolas públicas e espaços sociais locais, tendo como foco ações para prevenção das DST/Aids e redução das vulnerabilidades. As ações integradas de comunicação, saúde e educação serão desenvolvidas através de metodologias pedagógicas ativas, buscando-se participação e inclusão dos adolescentes. O planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações serão orientados por metodologias participativas e inclusivas, envolvendo equipe técnica do programa, estudantes, adolescentes/jovens e representantes das organizações e instituições governamentais e não-governamentais envolvidas. Entre as ações, destacam-se: oficinas formativas para multiplicadores em temas sobre comunicação participativa, redes sociais digitais, produção audiovisual, prevenção das DST/Aids e recursos artístico-culturais para educação em saúde; oficinas para adolescentes e jovens das escolas e para profissionais da educação e da saúde; atividades de ação coletiva de prevenção das DST/Aids em escolas e espaços de educação complementar. Espera-se como resultados, a partir da intervenção comunitária proposta, desenvolver estratégias e ações de comunicação em saúde, tais como produtos audiovisuais, ações culturais e intervenções nas redes sociais digitais integradas à formação de adolescentes e jovens multiplicadores em ações de prevenção de DST/AIDS, bem como contribuir para autonomia das organizações e equipamentos sociais da comunidade de Mãe Luiza, na perspectiva da consolidação de iniciativas de promoção do acesso à informação, promoção e cuidado em saúde e redução de vulnerabilidade às DST/Aids.

Palavras-Chave: Comunicação Comunitária, Educomunicação, Prevenção DST/Aids, Adolescentes, Escolas

2014 – 2014
Jornalismo Comunitário e Prevenção em Saúde no Jornal Fala Mãe Luiza

O projeto Jornalismo Comunitário e Prevenção em Saúde no Jornal Fala Mãe Luiza pretende contribuir para o fortalecimento e consolidação do jornal FML como espaço de exercício do jornalismo comunitário, da cidadania comunicativa e cultural pelas organizações comunitárias, equipamentos sociais locais e cidadãos do bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. O jornal Fala Mãe Luiza é mantido pelo Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Comunicação (CSPNSC) e foi criado nos anos 1990 pelo padre Sabino Gentili. Por meio do apoio ao processo de produção do jornal FML, pretendemos colocar em pauta no Curso de Jornalismo da UFRN a dimensão da comunicação e do jornalismo comunitário, além da abordagem do tema da prevenção à saúde na cobertura informativa local. Este projeto tem sua origem na experiência da Ação Acadêmica Integrada “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/AIDS: conhecer e intervir” (2012-13), realizada no bairro de Mãe Luiza pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFRN com apoio do Programa de DST/Aids do Ministério da Saúde.

2011 – 2012
Germinal – Construção coletiva por um programa de desenvolvimento comunitário sustentável

Descrição: O Programa Germinal inscreve-se no Programa de Extensão Universitária PROEXT/2011-MEC-SESU. Propõe ações para potencializar ações sociais e culturais existentes no bairro de Guarapes, Natal-RN, visando uma construção coletiva de um plano de desenvolvimento comunitário sustentável, após o término deste Programa. Essa proposta ancorada na arte e cultura busca enfatizar os recursos positivos existentes no bairro e a vocação de pessoas e grupos nessa perspectiva, para o enfrentamento de situações de vulnerabilização e escassez do ponto de vista social, econômico e simbólico. Com esse escopo, diversas oficinas focando em frentes que vão da literatura à saúde, do lixo-arte ao trabalho com diversas mídias; serão articuladas para viabilizar a construção de uma rede local juvenil capaz de pensar possibilidades de saídas para suas problemáticas sociais. Mais especificamente, pretende-se através de atividades artístico-culturais e formação sociopedagógica o fortalecimento das capacidades e competências técnicas e políticas de jovens agrupados em torno de uma associação juvenil e do Conselho Comunitário do bairro. Pela sensibilização e mobilização de jovens do bairro, tem-se, no horizonte, o aprendizado de uma gestão coletiva e participativa, via protagonismo juvenil. Trata-se de um projeto interdisciplinar desenvolvidos pelos Deptos. de Ciências Sociais, Letras, Comunicação Social e Psicologia. Envolve os jovens da comunidade como estagiários, graduandos e pós-graduandos. O Programa Germinal, embora com recursos aprovados a partir de janeiro/2012, teve seu início em agosto/2011: mobilização dos parceiros, planejamento detalhado das atividades.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Juciano de Sousa Lacerda – Integrante / Norma Missae Takeuti – Coordenador / Marlos Alves Bezerra – Integrante / Ilza Matias de Sousa – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.

PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E DE AÇÃO INTEGRADA

2011 – 2014
Fortalecimento de redes de ação comunitária para prevenção em DST/Aids: conhecer e intervir (Viva Mãe Luiza)

Descrição: Trata-se de um projeto acadêmico de natureza híbrida, que articula extensão, pesquisa e inovação tecnológica à intervenção comunitária na perspectiva de implementar ações de prevenção em DST/Aids, numa comunidade localizada no município do Natal-RN. O objetivo geral é construir um projeto para executá-lo no sentido da prevenção em DST/Aids no Bairro de Mãe Luiza, a partir de ações articuladas de educação, de comunicação e de pesquisa, na perspectiva de implementar tecnologias inovadoras e fortalecer redes sociais na comunidade. A partir disso, esperamos: desenvolver em conjunto com a comunidade, estratégias educacionais e de comunicação inovadoras para prevenção de DST/Aids, apropriação pelos sujeitos envolvidos de metodologias de ação inclusivas e participativas, produção de materiais de divulgação da experiência, de relatório do projeto, bem como a produção de artigos científicos para publicação e divulgação dos resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Susana Maria Miranda Dantas ( Coordenador) /Juciano de Sousa Lacerda (Vice-Coordenador) / Marcia Rique Caricio – Integrante / Elizabethe Cristina Fagundes de Souza – Integrante / Marliete Fernandes Duarte – Integrante / Patricia Jeanne Belo de Vasconcelos Monteiro Cavalcanti – Integrante / Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro – Integrante / Marise Reis de Freitas – Integrante / Marcia Cavalcante Vinhas – Integrante / Leda Virginia Pandolphi – Integrante / Maria Cristina Varela Barca – Integrante / Georgia Sibele Nogueira da Silva – Integrante / Solange Setta Machado – Integrante / Miranice Nunes dos Santos Crives – Integrante / Diana Coelho Xavier – Integrante / Diolene Borges Machado – Integrante / Cinthia Rayanne Peixoto Rocha – Integrante/ Sueli Alves Castanha – Integrante /.
Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde – Presidência – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4

2009 – 2012
Rede AMLAT – Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina

Descrição: Construir uma rede temática de cooperação científica/acadêmica sobre os eixos Comunicação, cidadania, educação e integração latino-americana, realizando um processo de aprofundamento metodológico e epistemológico sobre o trabalho de pesquisa e ensino que se faz na UNISINOS, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Simón Rodríguez, Universidad Central de Ecuador, UFPB/UFRN e IELUSC/UFSC na perspectiva de integração científica e acadêmica latino-americana…
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Juciano de Sousa Lacerda – Integrante / Jiani Adriana Bonin – Integrante / Maria Elisa Máximo – Integrante / Maria Cristina Mata – Integrante / Adrián Padilla – Integrante / Alberto P. Valarezo – Integrante / Virgínia Sá Barreto – Integrante / Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre – Coordenador / Maria Angela Pavan – Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso – Integrante / Itamar de Morais Nobre – Integrante.
Financiador(es): PROSUL/CNPQ – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 7

PROJETOS DE ENSINO

2013 – 2014
A articulação entre teoria e prática na vivência didática da disciplina Teoria da Comunicação

Descrição: Projeto de Ensino de Iniciação à Docência para a disciplina Teoria da Comunicação, no âmbito do Curso de Comunicação Social, tendo como meta principal evitar a desistência ou o trancamento da disciplina, na fase inicial de sua realização, além de fortalecer o incentivo à docência, por parte do monitor, e a apropriação das teorias por parte dos discentes, ampliando as dimensões de pesquisa e aplicação nas práticas profissionais. O processo metodológico envolve o processo de preparação da disciplina com a participação do monitor, na articulação entre textos teóricos e casos e produtos dos meios de comunicação de massa (ARAÚJO, 2001; VERÓN, 2004) e processos cotidianos de comunicação (MARTÍN-BARBERO, 1995; MARTINO, 2005; MATTELART, 1999).Os alunos serão motivados a pesquisar e coletar outros produtos, casos, experiências, situações advindos da área profissional objeto de sua formação: publicidade, jornalismo ou radicalismo. O conjunto sistematizado dessas articulações entre teoria e práticas profissionais deverá constituir material de pesquisa para a produção dos artigos científicos, pelos alunos e monitor, com o intuito de demonstrar que eles também são capazes de produzir conhecimento teórico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Juciano de Sousa Lacerda – Coordenador / André Araújo da Silva – Integrante / Diolene Borges Machado – Integrante / Kleyton Jorge Canuto – Integrante / Suelayne Cris Medeiros de Sousa – Integrante / Kalianny Bezerra de Medeiros – Integrante / Victor Manuel Fernandes Fonseca – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Bolsa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s