Projetos de Pesquisa

2013 – Atual – Usos e apropriações das campanhas midiáticas de prevenção das DST/Aids entre adolescentes e jovens do bairro de Mãe Luiza, Natal-RN

Resumo
A presente proposta de pesquisa pretende caracterizar os usos e apropriações que adolescentes e jovens do bairro de Mãe Luiza (Natal-RN) fazem das campanhas de prevenção das DST/Aids veiculadas na mídia local e nas redes sociais digitais, tendo em vista se essas práticas corroboram para a redução de vulnerabilidades. Com base em discussões sobre a representação da Aids (SONTAG, 2007) entre adolescentes e jovens (MADEIRA, 1998; LAGE, 1998; MORAIS, 1999), o consumo (HALL, 2003) das campanhas midiáticas de prevenção serão tensionadas a partir da perspectiva comunicacional dos “usos e a apropriações” (CERTEAU, 2000; THOMPSON, 2001; MARTÍN-BARBERO, 2004;) como forma de descentralização do “lugares de interlocução” (ARAÚJO; CARDOSO, 2007) e promoção da cidadania comunicacional (LIMA, 2006; FUSER, 2011; LACERDA, 2012). A metodologia qualitativa proposta tem como estratégias a “pesquisa da pesquisa” (BONIN, 2011; MALDONADO, 2011), a observação participante das redes sociais digitais (MORAIS; LACERDA, 2010; RIFIOTIS, 2010, 2011; MÁXIMO et al, 2012), a análise de imagens e produtos audiovisuais (PENN, 2003; ROSE, 2003) e a realização de entrevista com grupo focal (GASKELL, 2003), na perspectiva dos lugares de interlocução que os adolescentes e jovens assumem a falar sobre as campanhas de prevenção das DST/Aids. Trata-se da segunda renovação da pesquisa. Nos dois primeiros anos 2013/14 e 2014/15 a pesquisa desenvolveu-se como um desdobramento da ação integrada “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/Aids” (2011-2014 – Ministério da Saúde). A nossa investigação teve início na análise de todos os materiais informativos produzidos para todas as campanhas anuais de prevenção à Aids e também às DST, desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em 2013 e 2014, que também circularam pelas redes sociais. Feita a análise desses materiais produzidos em 2013 (LACERDA et al, 2014) e em 2014 (LACERDA, 2014), percebeu-se uma mudança de interlocução na representação de metáforas sobre a Aids, embora ainda não se estabeleça um diálogo específico com o público adolescente e jovem. Nesta fase 2015/16, decidimos pelo levantamento das campanhas anteriores do Ministério da Saúde somente sobre prevenção da Aids e que abordavam, especificamente, a temática do carnaval, no intervalo de 1990 a 2015. O período do carnaval foi escolhido por concentrar, do ponto de vista midiático, um período intensamente explorado pelo Ministério da Saúde em termos de planejamento de mídia. Nesta terceira fase, o projeto de pesquisa estará vinculado ao projeto de cooperação internacional Brasil-Espanha, aprovado pelo PROGRAMA CAPES/DGPU nº 40/2014, com título: “Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha”, que será desenvolvido de 2015 a 2016, pelos grupos de pesquisa ProcessoCom/PPGCOM-Unisinos, Migracom/UAB-Espanha e Pragma/PPgEM-UFRN.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

 Coordenador: Juciano de Sousa Lacerda. Integrantes: Thays Helena Silva Teixeira, Sueli Alves Castanha, Maria Angela Pavan, Maria do Socorro Furtado Veloso, Kalianny Bezerra de Medeiros, Iano Flávio de Sousa Maia, Susana Maria Miranda Dantas, Louzianne Neves dos Anjos, Marcelo Nogueira Moreno Filho, Allyson Darlan Moreira da Silva, Erika Sarah Meira Cavalcanti.
Número de orientações: 6

2014 – Atual – Avaliação participativa de ações de extensão para qualificar o cuidado em DST/AIDS

Resumo
No contexto geral da atenção ao HIV/Aids no Brasil algumas afirmações são possíveis: o acesso gratuito e universal aos anti-retrovirais e à testagem anti-HIV têm reduzido drasticamente a morbi-mortalidade por Aids e a transmissão vertical (PAIVA; PUPO; BARBOZA, 2006). No Rio Grande do Norte, vários indicadores são preocupantes, apontando que estes agravos encontram-se em expansão, acometendo a população em geral, mas de forma concentrada na população de homens que fazem sexo com homens. Esse novo contexto requer uma melhor capacidade instalada dos serviços de saúde para o atendimento das necessidades da população, qualificação técnica dos profissionais no manejo desses agravos e qualificação das instâncias de gestão. O Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem desenvolvido parcerias no sentido de buscar qualificar a gestão do cuidado a esses agravos. Entre essas parcerias destacam-se os Projetos Acadêmicos: Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/Aids: conhecer e intervir e Apoio a Reestruturação de Redes Regionalizadas de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais no SUS/RN. Este projeto de pesquisa pretende avaliar ações desenvolvidas nos projetos Apoio à Reestruturação de Redes Regionalizadas de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais no SUS/RN e Fortalecimento de Redes de Ação comunitária para Prevenção em DST/Aids: Conhecer e Intervir a partir da visão dos sujeitos envolvidos nos mesmos. Trata-se de pesquisa avaliativa com base na pesquisa?intervenção, que analisa uma situação coletiva, pondo o coletivo em situação de análise. Foram definidos quatro eixos argumentativos com respectivos núcleos argumentais e grupos de interesses. Para colheita de dados buscar-se-á a produção de narrativas em grupos, que serão realizados em momentos diversos e seguindo a perspectiva de participação e inclusão em cada fase do processo de elaboração, sistematização e análise construídas. Para tanto, adotamos o referencial de manejo cogestivo de grupos. A trajetória investigativa e analítica do material produzido se dará considerando o modelo participativo e inclusivo de sujeitos – pesquisadores e pesquisados – em que suas implicações são também colocadas em análise, em todo o processo de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

 Coordenador: Elizabethe Cristina Fagundes de Souza. Integrantes: Juciano de Sousa Lacerda, Susana Maria Miranda Dantas, Marise Reis de Freitas, Marcia C. V. Lucas, Cinthia Rayanne Peixoto Rocha, Diana Xavier Coelho, Aline Grimberg Pereira de Medeiros, Diolene Borges Machado Furtado, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Carla Glenda Souza da Silva, Monica Baumgardt Bay, Celeste Maria Rocha Melo.
Número de orientações: 2

2012 – 2015 – Contribuições brasileiras para as teorias da comunicação midiática: uma análise dos artigos do GT Epistemologia da Comunicação dos Congressos da COMPÓS de 2001 a 2012

Resumo
A presente proposta de pesquisa tem por objetivo geral caracterizar e discutir as práticas teórico-epistemológicas dos pesquisadores do campo da comunicação e suas contribuições científicas no recorte da comunicação midiática. Para isso, estabelecemos como recorte empírico o conjunto de artigos científicos selecionados e apresentados no Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação, durante os Congressos anuais da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), nos anos de 2001 a 2012. Trata-se de uma investigação com caráter de estado da arte (FERREIRA, 2002), a partir do método de pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) com enfoque na perspectiva do inventário e classificação (BACHELARD, 2006), da pesquisa da pesquisa (BONIN, 2006) e da pesquisa teórica (MALDONADO, 2006). Nossa hipótese de partida é que a produção científica produzida e socializada nestes doze anos do GT de Epistemologia da Comunicação da COMPÓS pode contribuir uma abordagem teórica específica e original para os estudos das mídias. Os resultados desta investigação vão contribuir para o fortalecimento da área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), para disciplina Teorias da Comunicação Midiática do PPgEM e para a disciplina Teoria da Comunicação, da graduação em Comunicação Social da UFRN. A presente investigação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA/UFRN)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Coordenador: Juciano de Sousa Lacerda. Integrantes: Iano Flávio de Sousa Maia, Juliana Bulhões Alberto Dantas, André Araújo da Silva, Diolene Borges Machado, Kleyton Jorge Canuto, Rebecca Gomes Pelágio.
Número de orientações: 2

2011 – 2012 – O conceito de cidadania em trabalhos do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom

Resumo
A pesquisa busca verificar quais os conceitos de cidadania que são utilizados em trabalhos apresentados no Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania da Intercom, no período de 2001 até 2011. Verifica também quais os temas e as abordagens dos trabalhos e quais autores e autoras são referências nos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Coordenadores:  Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Integrantes: Denise Maria Cogo, Cicilia Maria K. Peruzzo, Iano Flávio de Sousa Maia, Alexandre Almeida Barbalho, Juliana Bulhões Alberto Dantas, Catarina Tereza Farias de Oliveira, Bruno Fuser, Daniela Auad, Maria Luisa Martins de Mendonça, Denise Teresinha da Silva, Orlando Mauricio de Carvalho Berti, Márcia Vidal Nunes, Rozinaldo Antonio Miani, Maria Alice Campagnoli.

2010 – 2012 Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN

Resumo
No contexto da comunicação regional e da relação local-global, pretendemos investigar as lógicas, práticas e vivências que caracterizam a condição de agentes produtores de comunicação e informação local e comunitária, em ambientes digitais midiático-comunicacionais, das pessoas que fazem uso de lan houses (centros públicos de acesso pago à internet) e grupos que participam de projetos de inclusão digital públicos e gratuitos, na Região Metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da pesquisa-participante, num modelo plural e flexível de webgrafia, midiografia dos telecentros e entrevista em profundidade. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento das condições tecnológicas em multimídia de telecentros e lan houses da região, sistematizar a produção digital local e comunitária, tendo em vista identificar tipos de agência cidadã ou contra-hegemônica em seus modelos e resultados. O projeto será desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (PRAGMA/UFRN) e integra a rede temática AmLat: “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina” (PROSUL-MCT/CNPq Nº 11/2008), coordenada pelo Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais (PROCESSOCOM/UNISINOS).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda
Departamento de Comunicação Social da UFRN
Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA/UFRN/PROPESQ)
Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (UFRN)

Integrantes: Maria Angela Pavan – Integrante / Maria Erica de Oliveira Lima – Integrante / Aryovaldo de Castro Azevedo JR – Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso – Integrante / Helcio Pacheco de Medeiros – Integrante / Itamar de Morais Nobre – Integrante / Helton Rubiano de Macedo – Integrante / Polliana Érika Araújo de Morais – Integrante / Helena Velcic Maziviero – Integrante / Juciano de Sousa Lacerda – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de orientações: 2.

2010-2011 – Projeto de Ação Acadêmica Associada “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN”.
Departamento de Comunicação Social
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ
Pró-Reitoria de Extensão – PROEX
Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD

Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Coordenador: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda
Departamento de Comunicação Social da UFRN
Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA/UFRN/PROPESQ)
Rede Temática AMLAT “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina” (PROSUL -Edital MCT/CNPq Nº 11/2008)

RESUMO
No contexto da comunicação regional e da relação local-global dos estudos midiáticos, propomos uma Ação Acadêmica Associada como estratégia para investigar as lógicas e práticas solidárias de convergência digital, desenvolvidas por agentes produtores de comunicação comunitária e informação local de caráter alternativo, na Região Metropolitana de Natal-RN (RMNatal). Interessa-nos identificar apropriações dos processos de convergência digital, no contexto das condições de produção e circulação dos produtos midiáticos comunitários e alternativos aos conteúdos difundidos pelas grandes redes de mídia e suas associadas locais, tendo em vista mapear as estratégias e táticas de uso híbrido de tecnologias de comunicação digitais e analógicas. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da Pesquisa-participante, num modelo plural e flexível de Midiografia dos usos das tecnologias digitais e analógicas no processo produtivo e na circulação dos produtos. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento dos distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na RMNatal, tendo em vista: a) identificar os possíveis agenciamentos de práticas articuladas em rede e b) as estratégias de circulação e visibilidade das ações de cidadania ou contra-hegemônicas de seus produtos midiáticos. Em termos de ensino-aprendizagem, a proposta associada contribuirá para fortalecer o campo de estudo dos processos de convergência digital e de comunicação comunitária no âmbito das Teorias da Comunicação. No campo da Extensão, a proposta visa contribuir na construção de estratégias de contato, articulação e ação em rede por parte dos produtores de comunicação comunitária e alternativa na RMNatal. Este projeto de Ação Acadêmica Associada será integrado, ainda, à Rede Temática AMLAT “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina”, liderada pelo Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais (Unisinos), liderado pelo Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado Gomez de la Torre, da qual integramos o corpo de pesquisadores. A rede tem o apoio do Programa Sul-Americano de Apoio às atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL), aprovado no Edital MCT/CNPq Nº 11/2008. Da Rede AMLAT-PROSUL fazem parte, ainda, as IES brasileiras UFPB (Decom), IELUSC e UFSC (SC), e as IES latino-americanas: Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Experimental Simón Rodríguez (Venezuela) e Universidad Central del Ecuador.

OBJETIVOS
GERAL
Mapear os distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na Região Metropolitana de Natal-RN (RMN), como estratégia base para o estudo midiográfico da convergência entre práticas midiáticas digitais e analógicas no Campo da Comunicação, numa perspectiva de Ação Acadêmica Associada de pesquisa, ensino e extensão.

ESPECÍFICOS
a) identificar os possíveis agenciamentos de práticas articuladas em rede entre os grupos e pessoas protagonistas dos processos de comunicação comunitária e alternativa da RMNatal;

b) descrever as estratégias de circulação e visibilidade das ações de cidadania ou contra-hegemônicas de seus produtos midiáticos.

c) contribuir, como proposta associada, em termos de ensino-aprendizagem, para o fortalecimento do campo de estudo dos processos de convergência digital e de comunicação comunitária no âmbito das Teorias da Comunicação.

d) cooperar, como proposta associada no campo da Extensão, na construção de estratégias de contato, articulação e ação em rede por parte dos produtores de comunicação comunitária e alternativa na RMNatal.

Palavras-chave: Comunicação Comunitária; Comunicação Alternativa; Convergência Digital; Redes; Região Metropolitana de Natal

Projeto IC-REUNI – Práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa e convergência digital na Região Metropolitana de Natal-RN
Objetivo: Mapear os distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na Região Metropolitana de Natal-RN (RMN), como estratégia base para o estudo midiográfico da convergência entre práticas midiáticas digitais e analógicas no Campo da Comunicação, numa perspectiva pesquisa inserida em Ação Acadêmica Associada (Edital 02/2009 PROGRAD/PROPESQ/PROEX).

– Orientanda: POLLIANA ERIKA ARAUJO DE MORAIS 01/01/2010 a 31/12/2010
– Situação: FINALIZADO

Projeto Propesq-IC – Presença e ativismo digitais de ações de comunicação Comunitária e Alternativa na Região Metropolitana de Natal-RN
Objetivo: Compreender e caracterizar as formas de visibilidade e ativismo na Internet/web contemporânea realizados por grupos de comunicação comunitária e alternativa no âmbito da Região Metropolitana de Natal.

– Orientanda: JULIANA BULHOES ALBERTO DANTAS 01/01/2011 a 31/12/2011
– Situação: EM ANDAMENTO

Projeto PIBIC-IC – Pesquisa-da-pesquisa sobre usos e apropriações das tecnologias de comunicação e informação (TICs) em lan houses e telecentros de acesso público gratuito
Objetivo: Identificar e tensionar as principais contribuições teóricas para o campo da Comunicação das pesquisas sobre usos e apropriações das tecnologias da comunicação e informação em lan houses e telecentros de acesso público gratuito no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas I (Comunicação), defendidas/publicizadas durante o período de 2006 a 2010.

– Orientanda: HELENA VELCIC MAZIVIERO 01/08/2010 a 31/07/2011
– Situação EM ANDAMENTO

Fortalecimento de redes de ação comunitária para prevenção em DST/Aids: conhecer e intervir

DescriçãoTrata-se de um projeto acadêmico de natureza híbrida, que articula extensão, pesquisa e inovação tecnológica à intervenção comunitária na perspectiva de implementar ações de prevenção em DST/Aids, numa comunidade localizada no município do Natal-RN. O objetivo geral é construir um projeto para executá-lo no sentido da prevenção em DST/Aids no Bairro de Mãe Luiza, a partir de ações articuladas de educação, de comunicação e de pesquisa, na perspectiva de implementar tecnologias inovadoras e fortalecer redes sociais na comunidade. A partir disso, esperamos: desenvolver em conjunto com a comunidade, estratégias educacionais e de comunicação inovadoras para prevenção de DST/Aids, apropriação pelos sujeitos envolvidos de metodologias de ação inclusivas e participativas, produção de materiais de divulgação da experiência, de relatório do projeto, bem como a produção de artigos científicos para publicação e divulgação dos resultados.
SituaçãoEm andamento; Natureza: Desenvolvimento.
IntegrantesSueli Alves Castanha – Integrante / Susana Maria Miranda Dantas – Coordenador / Marcia Rique Caricio – Integrante / Elizabethe Cristina Fagundes de Souza – Integrante / Marliete Fernandes Duarte – Integrante / Patricia Jeanne Belo de Vasconcelos Monteiro Cavalcanti – Integrante / Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro – Integrante / Marise Reis de Freitas – Integrante / Marcia Cavalcante Vinhas – Integrante / Leda Virginia Pandolphi – Integrante / Maria Cristina Varela Barca – Integrante / Georgia Sibele Nogueira da Silva – Integrante / Solange Setta Machado – Integrante / Miranice Nunes dos Santos Crives – Integrante / Juciano de Sousa Lacerda – Integrante.
Financiador(es)Fundação Nacional de Saúde – Presidência – Auxílio financeiro.

Anúncios

Uma resposta para Projetos de Pesquisa

  1. Pingback: Coordenador do Projeto Convergência e orientando de mestrado têm trabalho selecionado pela Compós | Convergência Digital e Comunicação Comunitária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s