Rede AMLAT lança livros na FLIQ Natal 2012

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN e a EDUFRN convidam para o lançamento da produção editorial 2011/2012, da Rede de Pesquisa AMLAT, integrada por pesquisadores dos grupos de pesquisa PRAGMA/UFRN e PROCESSOCOM/UNISINOS, nesta quinta-feira, 25 de outubro, na Feira de Livros e Quadrinhos  de Natal – FliqNatal 2012, durante a CIENTEC2012, às 15h, no Estande da Editora da UFRN.
Na ocasião, estarão presentes dois dos organizadores das publicações: o coordenador geral da Rede AMLAT, Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado (PROCESSOCOM/PPGCC/UNISINOS), e o Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (PRAGMA/PPgEM/UFRN).
Fundado em 2009, o grupo Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (PRAGMA) se constitui como processo participativo de interlocução e investigação, englobando os aportes teóricos e as práticas nos campos da pesquisa, ensino e extensão, voltados para a formação de pesquisadores desde a iniciação científica até a pós-graduação, numa perspectiva crítica, transformadora e metodologicamente plural. Fundado em 2002, o grupo Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM) tem como linha central a formação de pesquisadores sob uma perspectiva transformadora. Explora uma epistemologia crítica, que busca articular sabedorias milenares com estratégias inovadoras para a resolução de problemas de relevância social, histórica e política.
Já a Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (AmLat) é uma rede colaborativa entre importantes universidades do continente. Seu objetivo é aperfeiçoar, renovar e aprofundar os processos de investigação científica por meio de encontros e produções acadêmicas compartilhadas. Coordenada pelo Grupo Processocom/Unisinos, integram a AMLAT uma rede de pesquisadores de universidades latino-americanas: Universidad Nacional de Córdoba-Argentina; Universidad Experimental Simón Rodríguez – Venezuela; Universidad Central del Ecuador- Equador; Universidade Federal da Paraíba –Brasil; Associação Educacional Luterana Bom Jeusus- IELUSC- Brasil; Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Brasil.
Sobre os livros
Epistemologia, Investigação e Formação Científica em Comunicação (Editora UFRN/Editora Unidavi, 2012)
O livro é produto de uma cooperação investigativa, teórica e educativa entre grupos, centros e núcleos participantes da Rede AmLat. Participam da organização do livro os pesquisadores A. Efendy Maldonado (Processocom/UNISINOS), Maria Elisa Máximo (Necom/IELUSC), Juciano Lacerda (Pragma/UFRN) e Graziela Bianchi (UTP). A produção apresenta experiências de trabalho, ensino e investigação nas suas complexidades e carências, como forma de fortalecer, socializar e realizar produtos intelectuais concretos para benefício das comunidades acadêmicas dos quatro países participantes. A publicação teve apoio do CNPq e do IELUSC-SC.
Comunicação, Educação e Cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina (Editora UFRN/Editora UFPB, 2011)
O terceiro livro da Rede AmLat concretiza uma parte significativa do trabalho intelectual produtivo dos grupos, centros, faculdades e investigadores envolvidos. Foi organizado pelos professores Alberto Efendy Maldonado (PRocessocom/UNISINOS), Virgínia Sá Barreto (Decom/UFPB) e Juciano Lacerda (Pragma/UFRN). O trabalho mostra a necessidade de redesenhar e operacionalizar as estratégias de reformulação educativa na América Latina, situando a investigação como eixo articulador dos processos de ensino/aprendizagem.
Anúncios

Sobre André Araújo

Comunicação Social - Jornalismo (UFRN) | Mídias Sociais | Marketing Digital | Comunicação Alternativa | Assessoria de Comunicação | Carreira Acadêmica
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s