Comunidade de Acauã recebe Oficinas do Projeto Convergência

  • No último dia 8 de outubro foram realizadas oficinas de vídeo, fotografia e texto jornalístico na comunidade quilombola Acauã em Poço Branco. As ações de extensão do projeto de Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN na Comunidade de Acauã têm sido no intuito de promover a aprendizagem dessas técnicas e com isso dar prosseguimento ao trabalho anteriormente desenvolvido com a rádio comunitária Melancia que foi fechada pela Anatel no inicio desse ano.

Foram ministradas oficinas de texto pelo Prof. Juciano Lacerda e o aluno bolsista de extensão André Araújo com os conceitos estruturais de jornais, fotografia pela Aluna da UFRN integrante do projeto FOTEC da UFRN Ádria Siqueira trazendo aos participantes conceitos como enquadramento, composição e planos e a oficina de vídeo apresentado pelas alunas Diana e Luciana que falaram sobre movimentos de câmera, posicionamento, conteúdo e roteiro. Após o término da primeira parte das oficinas pela manhã com o conteúdo teórico foi realizada pela tarde a prática, pelos participantes.

A rádio comunitária Melancia funcionava na frequência 98,3 FM, entrou com processo para concessão da frequência em 2009, no entanto eles já estavam em funcionamento há cerca de três meses e ficou no ar até maio desse ano (2011) quando o transmissor foi apreendido. Aproximadamente 35 comunidades ouviam a rádio Melancia. Na comunidade vive cerca de 56 famílias, aproximadamente 300 pessoas.

O resultado das oficinas será apresento na Cientec desse ano com a apresentação dos vídeos e fotos feitas pelos participantes das oficinas.  Será dado prosseguimento as ações na comunidade de Acauã para que a comunicação alternativa e comunitária não deixe de estar presente no cotidiano dessas pessoas que mesmo sem a rádio (por enquanto) continuem se mobilizando em busca dos interesses inclusive de comunicação da comunidade.

Davi Mazzo

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Comunicação Comunitária, Democratização da Comunicação, Relatos de Experiências. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s