Projeto Convergência faz visita à comunidade Quilombola Acauã em Poço Branco/RN

Neste domingo (28) o projeto Convergência Digital, coordenado pelo professor Dr. Juciano Lacerda, fez uma visita à comunidade Quilombola Acauã, em Poço Branco afim de dialogar com os moradores sobre a apreensão do transmissor da Rádio Melancia e pensar conjuntamente ações de comunicação a serem aplicadas a população local.

Na reunião estavam presentes 19 pessoas, alunos bolsistas do projeto, colaboradores e membros da associação Acauã para discutir como aconteceu a apreensão do transmissor da rádio Melancia, na qual os voluntários e moradores da comunidade alegaram que funcionários da Anatel chegaram a comunidade, não se identificaram oficialmente, foram a casa de um morador da comunidade (que prefere não se identificar) e disseram que iriam consertar a luz, no entanto apreenderam o transmissor e não oficializaram a ação com nenhuma documentação, alegando ser crime estar com uma rádio sem concessão pública, porém a rádio não estava funcionando e alguns equipamentos estavam quebrados.

A rádio Melancia, que funcionava na frequência 98,3 FM, entrou com processo para concessão da frequência em 2009, no entanto eles já estavam em funcionamento há cerca de três meses e ficou no ar até maio desse ano (2011) quando o transmissor foi apreendido. Aproximadamente 35 comunidades ouviam a rádio Melancia, todas com luz elétrica (Programa Luz para Todos do Governo federal). Na comunidade vive cerca de 56 famílias, aproximadamente 300 pessoas. Melancia concorre a concessão da frequência junto com outra rádio Poço Branco.

Como medida de mobilização acerca dos interesses em comunicação que a comunidade apresenta foi decidido a implantação de um jornal impresso semanal e produção de vídeos que mostre a realidade local. Para isso, o Projeto Convergência organizará oficinas de texto, que está agendado para o dia 8 de outubro, fotografia e vídeo para a população, a fim de ensiná-los como funciona o processo de produção de um jornal impresso, desde a reunião de pauta à redação das matérias e sua posterior publicação, orientando o que cada equipe será responsável para tal produção. Além do jornal, os moradores terão a oportunidade de aprender a produzir vídeos que mostre a realidade local, histórias de moradores para exibirem em um dia determinado a toda a população e posteriormente ser postado na rede online para que todos possam conhecer a comunidade. Para isso o projeto receberá auxilio de colaboradores, alunos bolsistas e grupos participantes do Convergência Digital.

Anúncios

Sobre André Araújo

Comunicação Social - Jornalismo (UFRN) | Mídias Sociais | Marketing Digital | Comunicação Alternativa | Assessoria de Comunicação | Carreira Acadêmica
Esse post foi publicado em Relatos de Experiências. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s