Mídia digital já responde por 10% do mercado publicitário, diz IAB

Por Renato Rodrigues, do IDG Now!

Segundo números do principal órgão da propaganda em meios digitais no país, inclusão dos buscadores praticamente dobra a fatia do segmento.

Números divulgados nesta terça (26) pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão da propaganda em meios digitais no país, revelam que a mídia online atualmente representa 10% do bolo publicitário, o dobro do que vinha sendo divulgado até então. A diferença deve-se à inclusão do que é investido nos buscadores, como Google, Buscape, Bing e Yahoo, entre outros. Esse mercado, do mesmo tamanho que o de “displays” (banners em sites), não era considerado.

De acordo com Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, a entidade necessitava apresentar um panorama mais completo do mercado, incluindo segmentos que ainda não são tabulados pelos institutos de pesquisa. “Para que os anunciantes e governo entendam a importância do investimento em mídia online precisamos apresentar dados mais condizentes com a realidade do segmento, caso contrário, continuaremos com pouca representatividade no total”, argumenta.

Marcos Swarowsky, VP de Veículos da entidade, disse que o o mercado de publicidade digital deve fechar 2011 na casa de R$ 3 bilhões, 10% do total, em torno de R$ 30,3 bilhões. Ele explica que a estimativa de que o setor de buscadores tem o mesmo tamanho que o de displays foi feita com base em mercados semelhantes ao brasileiro e de pesquisas com agências e anunciantes.

Com isso, a publicidade online passa a ocupar a 3ª posição entre os setores que mais recebem anúncios – acima das revistas, e abaixo somente de TV aberta e jornais.

Para Coelho, os novos parâmetros, baseados na prática do mercado internacional, ajudam empresas e governos a definirem seus investimentos. “Alguns grandes anunciantes já investem de 15% a 20% em mídia digital”, afirma. “Cada vez mais, as campanhas devem integrar o online com o offline desde o início, diz o executivo, que também preside a Google no Brasil.

O IAB representa 132 associados, cujas empresas são responsáveis por 90% do faturamento em mídia digital no país.

Fonte: idgnow

Anúncios

Sobre André Araújo

Comunicação Social - Jornalismo (UFRN) | Mídias Sociais | Marketing Digital | Comunicação Alternativa | Assessoria de Comunicação | Carreira Acadêmica
Esse post foi publicado em Convergência Digital. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s