Onde estaríamos hoje sem as mídias sociais

Você já parou para pensar onde nós estaríamos se não existissem as redes sociais? O que estaria acontecendo no mundo se não tivéssemos o Twitter, Facebook etc.? Onde ficaria nosso entretenimento se não existisse o YouTube?

Atualmente, um enorme protesto está acontecendo em Israel. Mais de 150 mil pessoas tomaram as ruas de todo o país em manifestações, que começaram como um protesto para habitação a preços acessíveis e se transformaram em uma demonstração maciça social contra os preços altos e impostos, salários baixos e muito mais. Como o protesto começou? No Facebook, é claro.

Tais protestos não teriam tido resultado algum, sem o Facebook e sem o Twitter. Sem essas ferramentas, o que seria do mundo hoje?

Os Israelitas provavelmente continuariam reclamando para amigos e familiares sobre os altos preços do aluguel, mas não agiriam (pelo menos não na proporção de hoje), e Murabak ainda estaria no poder do Egito.

facebook revolution comic

As redes sociais abriram tantas portas e permitiram que muitas coisas acontecessem, boas e más. E eu acho que é tão interessante (e um pouco assustador) para pensar onde estaríamos hoje sem o Facebook, Twitter, YouTube e outros sites sociais. Segue abaixo uma lista de 10 fatos no mundo que seriam diferentes sem esses sites (alguns mais graves do que outros).

1. Muito do sucesso da presidência de Obama baseou-se no Facebook, YouTube e Twitter. Se não fosse por meio da comunicação social, ele poderia não ser o atual presidente dos Estados unidos.

2. Se não fosse o Facebook e o Twitter, muitas revoluções (incluido as recentes no oriente Médio) não teriam acontecido. O Oriente Médio estaria em um estado político completamente diferente hoje.

3. Se não fosse o YouTube e o Twitter, a história de Neda Agha-Sotan, que foi morto nos protestos das eleições iranianas, nunca teria sido compartilhada e se espalhou e as probabilidades eram de os protestos terem terminado antes mesmo de começar, com o resto do mundo alheio. Clique aqui para assistir a um documentário sobre Neda.

4. Se não fosse pelo o Youtube e pelo Twitter, Charlie Sheen seria só mais um ator louco e desempregado que as pessoas falavam alguns dias antes do esquecimento.

5. Facebook fornece evidências fáceis para quatro em cada cinco divórcios. Se o site não estavam por perto, os advogados teriam de gastar mais tempo tentando encontrar uma prova para seus clientes; casos levariam mais tempo para serem concluídos e acusados acabariam pagando mais taxas legais pesadas.

6. Sem os meios de comunicação social, as doações em dinheiro para ajudar as vítimas do terromoto no Japão não teria tomado tanta proporção.

7. O Twitter ajudou a salvar vida no desastre do terremoto do Haiti. Sem ele, muitas das vítimas que foram encontradas graças ao microblog.

8. Sem o Youtube, adolescentes não teriam o Justin Bieber para se tornarem fãs. Ele seria apenas mais um garoto como outro qualquer com o talento para cantar e tocar bateria.

9. O Facebook nos mantém conectado com o todo o mundo, mesmo as pessoas que nunca foram grandes amigos. Sabemos onde as pessoas vivem, o que estão fazendo, antes mesmo de abrirem as bocas.

10. O casal israelita que nomearam sua filha de “like” teriam colocado um nome diferente, provavelmente leite ou bolo, vom base no fato de que seus outros filhos são chamados de mel e torta. O mesmo vale para o homem egípcio que nomeou sua filha de Facebook.

Com certeza, se não fossem as mídias sociais, o próprio Webdialogos não existiria. Seria trágico, não? [via SocialTimes]

Fonte: Web Diálogos

Anúncios

Sobre André Araújo

Comunicação Social - Jornalismo (UFRN) | Mídias Sociais | Marketing Digital | Comunicação Alternativa | Assessoria de Comunicação | Carreira Acadêmica
Esse post foi publicado em Convergência Digital. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s