Projeto Convergência tem quatro trabalhos aprovados para o Intercom Nacional 2011

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, mais conhecida como Intercom, acaba de divulgar os trabalhos aceitos para a 34ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que este ano será realizado na cidade de Recife-PE entre os dias 2 e 6 de setembro.

Dentre os artigos selecionados estão treze trabalhos oriundos do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (GP Pragma), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federa do Rio Grande do Norte, dentre eles quatro do projeto “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN”. Ao todo, foram nove trabalhos selecionados para diversas Divisões Temáticas do Intercom Júnior e um artigo para o Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania. Confira os resumos e autores dos artigos científicos.

Comunicação Comunitária e Alternativa em Tempos de Convergência Digital

Autores: André Araujo da Silva, Davi Alves Mazzo da Silva, Juliana Bulhões Alberto Dantas, Juciano de Sousa Lacerda

Resumo: O atual texto objetiva apresentar aspectos e algumas reflexões sobre a comunicação comunitária na região metropolitana de Natal. Traçamos inicialmente uma conceituação assim como uma apresentação histórica da comunicação comunitária e alternativa no Brasil, para posteriormente expor os dados e reflexões resultantes de nossa experiência, coletados no projeto da Universidade do Rio Grande do Norte, Comunicação Comunitária em Rede na Região Metropolitana de Natal orientada pelo professor doutor Juciano de Sousa Lacerda que desenvolve um trabalho numa perspectiva de Ação Acadêmica Associada de pesquisa, ensino e extensão. Mostramos nesse trabalho como estão sendo utilizadas as tecnologias digitais pelos projetos de comunicação alternativa, comunitária e local na região metropolitana de Natal.

O Uso de Encontros de Comunicação Para Estabelecimento de “Redes” e o Debate Midiático: Uma Análise do I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal

Autores: André Araújo da Silva, Juliana Bulhões Alberto Dantas e Juciano de Sousa Lacerda

Resumo: O presente trabalho almeja refletir sobre a extensão universitária como forma de ampliar o saber acadêmico, fazendo uma análise das ações praticadas pelo projeto de ação acadêmica associada “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN”. Como resultado das ações do  projeto, citamos e analisamos o  1º Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal, que aconteceu em novembro de 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como forma de estabelecer “redes” e promover o debate midiático.

Pesquisa da Pesquisa Sobre Usos e Apropriações das TICs: um balanço aquém das expectativas

Autores: Juciano de Sousa Lacerda, Helena Velcic Maziviero

Resumo: Apresentamos neste texto o relato dos resultados da “pesquisa da pesquisa” sobre usos e apropriações das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) em lan houses e telecentros de acesso público gratuito. Esta pesquisa da pesquisa se caracteriza pelo levantamento e sistematização de artigos publicados em revistas do Qualis/CAPES dos estratos A1 a B5, entre 2006 e 2010, a partir dos resumos indexados sobre o tema em questão, além da análise aprofundada dos textos que abordam os conceitos de “uso” e “apropriação”. O avanço e popularização das TICs parecem ainda não ter sensibilizado a produção do conhecimento científico na área da Comunicação sobre o eixo da retomada dos “usos e apropriações” como perspectiva de caracterização das práticas de cidadania cultural pelo viés do consumo das TICs.

Usos e apropriações das TICs: um balanço da pesquisa da pesquisa em dissertações e teses do campo da comunicação

Autores: Luciana Lima Garcia, Amanda Cínthia Medeiros e Silva, Helena Velcic Maziviero, Juciano de Sousa Lacerda

Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os termos ‘uso’ e ‘apropriação’ quando abordados conceitualmente em 44 textos levantados a partir dos bancos de dissertações e teses dos 54 Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas I – Comunicação; tais textos foram defendidos e/ou publicados entre os anos de 2006 e 2010, e estavam disponíveis em formato eletrônico. Baseado na proposta de ‘pesquisa da pesquisa’, foi desenvolvido um quadro sistemático a partir dos resumos indexados aos trabalhos científicos, abordando objetos, objetivos, metodologia e resultados preliminares; seguido de uma análise acerca da forma como estes termos eram apresentados conceitualmente. A desconstrução metodológica das dissertações e teses evidenciou que, apesar de serem essenciais aos estudos desenvolvidos, os conceitos aqui analisados aparecem de forma pouco clara e não frequente.

Veja todos os trabalhos aprovados da Base de Pesquisa PRAGMA no Intercom Nacional 2011 clicando AQUI.

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Comunicação Alternativa, Comunicação Comunitária, Convergência Digital, Democratização da Comunicação, Eventos Científicos, Projeto Convergência. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s