Chamada para trabalhos Revista EPTIC Online: “Políticas de Comunicacao transfronteiras”

O capitalismo, como sistema, empreende dinâmicas de reacomodação de seus princípios, tendo como base uma sustentação que transversaliza e aglutina aspectos políticos, econômicos e culturais. Suas recentes transformações em relação à disseminação das tecnologias digitais e a um cenário de convergência tecnológica em pleno curso, a despeito da alardeada otimização do tempo e do espaço nas rotinas produtivas, revelam uma face em que seu projeto de globalização, também componente de legitimação junto ao grande público, torna-se falacioso diante do descaso em se lidar com o que não é lucrativo, com o que está ausente da lógica de mercado que orienta grandes corporações e suas seguidoras em maior ou menor escala.

A Comunicação aparece aí, em sua estruturação comercial e industrial, como sustentadora desses discursos e práticas, mas em suas perspectivas contra hegemônicas, como oportunidade de monitorar e denunciar tais práticas, tensionando em menor ou maior grau as arbitrariedades proporcionadas por esse modo de produção em que o Mercado dita normas e afirma demandas e o Estado lhe é, em geral, subserviente.

Os recentes temas em debate no campo comunicacional (ou ainda, velhos com nova roupagem), como a regulação em torno da internet e os entraves a respeito da propriedade intelectual e do direito de autor, demandam cada vez mais a realização de pesquisas transfronteiras. Tais reflexões visam contribuir para identificar semelhanças e distinções, atores transnacionais em evidência ou mesmo o engajamento conjunto por parte de organizações da sociedade civil nos diferentes contextos.

Através desta chamada para a edição do 3º quadrimestre de 2011 da Revista EPTIC Online, estes e outros temas caracterizam aproximações e questionamentos da pesquisa crítica sobre a Comunicação no Brasil, através do Capítulo Brasil da ULEPICC (União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) com as reflexões críticas no campo da Democratização das Comunicações de outros países, que buscam fomentar a apresentação de pistas dessa grande área de debates, envolvendo tópicos como:

– marcos regulatórios das Comunicações / de setores específicos;
– governança da internet;
– diversidade cultural;
– expansão e apropriação das tecnologias de informação e comunicação;
– formação profissional e regulação do trabalho;
– liberdade de expressão e afirmação dos direitos humanos…

Propostas de textos podem ser enviadas até 31 de julho, em português, espanhol ou inglês. Especificações, normas e prazos disponíveis em http://www.eptic.com.br/eptic_es/interna.php?c=84. Tema “Políticas de Comunicacao transfronteiras”, aberto a artigos, resenhas e entrevistas sobre a temática envolvida. Publicação no terceiro quadrimestre de 2011. Organização: Prof. Dr. Valério Brittos (UNISINOS) – Editor responsável e Prof. Dr. Adilson Cabral (UFF) – Editor assistente.

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Eventos Científicos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s