Tuiteiro do Alemão lança portal de notícias das favelas do Rio

ANA CAROLINA MORENO
DE SÃO PAULO

Nesta sexta-feira (6), cinco meses depois de se tornar uma das principais fontes comunitárias da ocupação da polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, o estudante Renê Silva Santos, 17, lança um portal de notícias sobre as favelas cariocas.

O novo site, batizado de “Voz das Comunidades”, é uma expansão do perfil do Twitter @VozDaComunidade. Em novembro, antes da operação que expulsou traficantes da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, Renê era seguido por 180 usuários, uma audiência que se multiplicou à medida que o perfil descrevia detalhes exclusivos sobre a retomada do morro pelo governo.

Hoje, mais de 50 mil pessoas acompanham o cotidiano no Alemão através dos relatos de Renê, e muitos apoiam suas investidas sociais. Na páscoa, por exemplo, o estudante conseguiu arrecadar, pelo Twitter, recursos suficientes para doar 950 ovos de chocolate e 400 caixas de bombom para as crianças do Alemão.

Com o “Voz da Comunidade”, Renê planeja oferecer a outras favelas do Rio de Janeiro o megafone virtual que conseguiu construir para o seu bairro. “A ideia, a princípio, é contar com cerca de 20 voluntários que vão passar informações e fazer matérias do que acontece nas comunidades”, explicou. Ele espera conseguir patrocínio nos próximos meses para remunerar seus correspondentes.

Por causa da demanda, o grupo de voluntários está sendo selecionado, por meio de um concurso de redação on-line. Até agora, oito colaboradores –adolescentes e adultos– das comunidades da Vila Cruzeiro, Maré, Rocinha e Cidade de Deus já estão confirmados. O lançamento do portal acontece nesta sexta-feira em um colégio dentro do Complexo.

“Pessoas de outras cidades também já se ofereceram para contribuir, mas, por enquanto, queremos nos concentrar só no Rio”, explicou Renê.

HISTÓRIA

Aos 11 anos, Renê Silva Santos começou a distribuir, pelo Complexo do Alemão, o jornal “Voz da Comunidade”. Em uma folha sulfite dobrada para formar quatro páginas, ele publicava notícias e imprimia 100 exemplares para distribuir entre os vizinhos. Ele criou uma conta na rede social em 2009 para divulgar notícias do bairro a leitores de fora e, graças à cobertura que realizou durante a ocupação do morro pela polícia do Rio de Janeiro, seu trabalho tomou novo rumo.

Hoje, o jornal funciona em uma redação na sede da ONG AfroReggae, montada pelo apresentador de televisão Luciano Huck. São seis computadores, duas filmadoras, seis modems de Internet grátis por um ano e um estúdio. Buscando manter uma periodicidade mensal, o “Voz da Comunidade” é impresso em formato tabloide com tiragem de 5 mil exemplares e conta com cerca de 30 anunciantes, entre comerciantes locais, bancos, ONGs e operadoras de celular.

Embora o jornal já tenha se tornado um bom negócio, Renê ainda mantém o caráter voluntário e social da publicação. Atualmente integram a equipe seu irmão mais novo e uma amiga, de 15 e 13 anos, respectivamente.

Renê Silva Santos, 17, é autor do Twitter que serviu como fonte de informação na invasão ao Alemão

Fonte: http://folha.com/ct912706

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Comunicação Comunitária, Democratização da Comunicação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Tuiteiro do Alemão lança portal de notícias das favelas do Rio

  1. Pingback: Tuiteiro do Alemão lança portal de notícias das favelas do Rio … | Follow News

  2. DAVI disse:

    Que bom ver esse tipo de noticia! Alegra-nos muito saber de um caso como este. A voz de um rapaz de apenas 17 anos sendo ouvida e alcançando tamanha amplitude, nos diz que comunicar é preciso, há sede de informações que partam – de e por quem – sabe o que fala, pois sente, vive a informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s