Alunos de Jornalismo do CEUT desenvolvem projeto de Comunicação Comunitária

Estudantes do 5ª período de Jornalismo do CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina) experimentam em campo o desafio de estimular comunidades carentes de Teresina a trabalharem um projeto de Comunicação Comunitária. A atividade faz parte da disciplina Jornalismo Regional e Comunitário, ministrada pela professora Cristiane Ventura, que a cada semestre trabalha com uma nova turma em áreas da cidade onde há maior carência de políticas públicas e pouco envolvimento da população em ações comunitárias.

Neste semestre os alunos decidiram batizar o projeto de “Alô Comunidade” e escolheram como ponto de atuação a região do Residencial Santa Clara, próximo ao Conjunto Porto Alegre, zona sul de Teresina. A decisão veio depois de uma conversa de apresentação com uma liderança da comunidade, o radialista Mariano Resende, que falou à turma sobre a existência da Rádio Comunitária “Radiante FM”, instrumento alternativo e comunitário já utilizado naquela área, mas com baixo nível de envolvimento popular nos processos comunicacionais.

Motivados pela existência do canal radiofônico, os estudantes decidiram ir a campo para apontar estratégias que poderão ser usadas para aproximação e convencimento da comunidade acerca da efetiva participação popular na comunicação comunitária, ou simplesmente, no agir comunitário.

O primeiro encontro foi uma feliz reunião realizada no Centro Paroquial da Santíssima Trindade, no Residencial Santa Clara. Contou com a participação de cerca de vinte pessoas, voluntários que prestam serviço na Rádio Radiante FM em prol das comunidades. Foi nessa oportunidade que os alunos puderam conhecer a pequena e “barulhenta” estrutura de uma rádio comunitária, saber detalhes dos entraves que impedem as mesmas de ampliarem a desejada democratização dos meios de comunicação.

O Projeto Alô Comunidade segue em sala de aula com a elaboração de novos encontros e ações a serem desenvolvidas dentro da comunidade eleita. No próximo encontro marcado para o dia 24 de abril, a turma levará uma carta de intenções para apresentar às comunidades, bem como um cronograma de atividades que envolvem oficinas de capacitação, palestras e encontros com temas ligados à saúde, educação, família e cultura.

Tarefas complementares também estão sendo realizadas pelos alunos envolvidos no projeto, como a criação e atualização de um blog. O projeto Alô Comunidade também tem méritos por integrar diferentes disciplinas e cursos do CEUT, como é o caso de Publicidade e Propaganda, já que a logomarca do Projeto foi criada e desenvolvida pelos alunos da Agência Jr. Inove.

O Projeto “Alô Comunidade” engaja os estudantes em uma ação cidadã ao propor às comunidades a utilização de meios alternativos que levem até eles desenvolvimento seja na instrução do indivíduo e, principalmente nas conquistas da comunidade, através da produção jornais comunitários, vídeos populares e programas de rádio, construindo um intercâmbio permanente de informações e conhecimentos, para difundir conteúdos locais entre as próprias comunidades e destas para outras áreas de Teresina.

O resultado desse compromisso assumido pelos alunos do 5ºC de Jornalismo deverá ser apresentado na primeira quinzena de junho para as comunidades envolvidas, professores, autoridades públicas e pessoas da iniciativa privada que poderão inclusive associar-se na continuação das atividades propostas.

O andamento do Projeto Alô Comunidade pode ser acompanhado no endereço eletrônico alo-comunidade.blogspot.com

Fonte: 45graus

Anúncios

Sobre André Araújo

Comunicação Social - Jornalismo (UFRN) | Mídias Sociais | Marketing Digital | Comunicação Alternativa | Assessoria de Comunicação | Carreira Acadêmica
Esse post foi publicado em Sem Categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Alunos de Jornalismo do CEUT desenvolvem projeto de Comunicação Comunitária

  1. Pingback: Alunos de Jornalismo do CEUT desenvolvem projeto de Comunicação … | Follow News

  2. Pingback: Comunicação Comunitária | Fantástico Mundo RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s