Rádio comunitária populariza conhecimento em cidade do DF

Postado por Amanda Medeiros

Uma rádio comunitária, uma universidade federal e alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio. Em Planaltina, Distrito Federal, é desenvolvido, de forma integrada, um projeto inovador, que abrange programas de rádios produzidos por estudantes de escolas públicas e até uma proposta de popularização do conhecimento científico — leva professores universitários a discutir ciências com a comunidade.

Tudo começou em 2006, com um programa radiofônico de conteúdo educacional veiculado durante o recreio nas escolas públicas de Planaltina. Estavam envolvidos estudantes do curso de comunicação social da Universidade de Brasília (UnB) e alunos das escolas públicas. Aos universitários, cabia explicar o bê-á-bá da linguagem radiofônica — por exemplo, como se elabora um roteiro para rádio. Os alunos, por sua vez, elaboravam e gravavam o programa, veiculado pela Rádio Comunitária Utopia, de Planaltina. Desde então, o projeto, Rádio Diversidade, é desenvolvido pelo radialista Batista Filho e pelo professor Fernando Oliveira Paulino, da UnB.

A iniciativa tomou novos rumos. Hoje, os programas não mais se limitam aos estudantes de Planaltina. “Temos programas nos quais os estudantes da UnB esclarecem dúvidas da comunidade sobre o acesso à universidade”, explica o professor Paulino. Outro programa de sucesso leva um professor de física a esclarecer conceitos científicos aos moradores. Cerca de 400 estudantes universitários e da educação básica participam diretamente da iniciativa. A rádio chega aos lares e aos alunos da rede pública.

Mais informações sobre o projeto Rádio Diversidade e demais iniciativas de comunicação comunitária desenvolvidas pela UnB estão na página eletrônica da Faculdade de Comunicação da universidade.

Texto de Ana Guimarães / Fonte: MEC

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Comunicação Comunitária e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s