TV 3D sem óculos da Toshiba deve chegar no Brasil até o final do ano

Por Luiz Mazetto, da IDG Now!

Modelo de 20 polegadas só foi lançado no Japão; empresa também anunciou novas TVs e notebook 3D que exigem óculos especiais.

A Semp Toshiba apresentou, em evento para a imprensa nesta terça (22), sua esperada TV 3D que dispensa o uso de óculos especiais, além de modelos “tradicionais” de televisores e notebooks tridimensionais.

Chamada de “glassesless” (sem óculos), a inovadora linha da fabricante foi anunciada na CES 2011, em janeiro deste ano, inclusive com protótipos de até 65 polegadas. Durante o evento realizado hoje em São Paulo, a companhia anunciou que o modelo de 20 polegadas deve chegar oficialmente ao Brasil até o final deste ano. Vale lembrar que o gadget já está à venda no Japão desde dezembro do ano passado, por cerca de R$ 4 900.

A tecnologia utilizada na TV 3D que dispensa o uso de óculos especiais é da própria Toshiba e reproduz nove imagens para cada pixel – gerando, assim, quatro vezes mais pixels do que um televisor Full HD padrão e uma resolução de cerca de 720p, segundo a empresa. Os óculos são substituídos por uma película especial na frente do painel LCD, que realiza a separação das imagens para cada olho.

“Tradicionais”
A fabricante também anunciou sua nova linha de televisores e um notebook 3D com a tecnologia “tradicional” (exige a utilização de óculos especiais da fabricante) que devem ser lançados até o início do segundo semestre no País.

As TVs de LED possuem espessura de apenas 1,5cm (cerca de o dobro do novo iPad 2, por exemplo) e estarão disponíveis em modelos de 46, 55 e 65 polegadas, com resolução 1920x1080p (Full HD) e recursos como PVR Ready (para gravação de conteúdo de TV) e Media Player (reprodução de fotos, vídeos e músicas por entradas USB). Já o notebook STI Aurex IS 1443D é o primeiro da fabricante a trazer tecnologia 3D, além de leitor/gravador de DVD, Blu-Ray (opcional) e a nova plataforma de processadores Sandy Bridge, da Intel.

Durante testes rápidos com os novos aparelhos, ficaram claras as limitações do modelo “glassesless”, pois o ângulo de visão é estreito – é necessário ficar em uma posição frontal para visualizar o efeito 3D. Além disso, a sensação de profundidade não é muito intensa. Já o notebook e as TVs 3D “tradicionais” apresentaram bons resultados, em vários ângulos de visão diferentes.

Até o Hexa?
Além dos novos produtos, a companhia também anunciou a partir de amanhã, 23/3, o retorno da sua famosa promoção de garantia para televisores até a próxima Copa do Mundo, que ficou famosa principalmente nos anos 1990. Assim, quem comprar uma TV da Semp Toshiba até o final deste ano terá direito a garantia até a Copa de 2014, que acontece justamente no Brasil.

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Convergência Digital. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s