Comunicação Comunitária para a saúde e transformação social

Leia o artigo “Comunicação Comunitária para a saúde e transformação social”, de Fernando Oliveira Paulino, Juliana Soares Mendes e Leyberson Lelis Pedrosa, apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu-MG.

O artigo analisa o desenvolvimento de oficina de comunicação comunitária com jovens de Planaltina-DF. A oficina é iniciativa do Projeto de extensão de ação contínua da UnB: Comunicação Comunitária. Na oficina, o debate se volta para os temas: direitos humanos, educação ambiental e saúde. O enfoque principal do artigo é
discutir como a temática de saúde foi abordada. Porém, no transcorrer do texto, os autores também evidenciam as oportunidades de se desenvolver a visão crítica sobre diversos preconceitos (de gênero, classe social, doenças e deficiência física).

A saúde é considerada um tema transversal – em oposição à mera negação da doença – e se refere à integração de diversos direitos. Segundo a Carta de Ottawa, para a promoção da saúde é necessário articular diversos setores, como governo, sociedade civil e empresas privadas. O projeto utiliza metodologias de mobilização social e a
comunicação é considerada como troca crítica de conteúdos estabelecida entre pessoas. De acordo com Paulo Freire, a comunicação é caracterizada pelo diálogo entre sujeitos.

A metodologia da oficina se baseia no conceito de educomunicação, campo de pesquisa que busca compreender como os recursos midiáticos podem modificar a realidade educacional. Segundo Schaun, a educomunicação abrange: leitura crítica dos meios de comunicação; mediação tecnológica na sala de aula; criação de ecossistemas educativos em que a comunicação se relaciona com a cultura; reflexão acadêmica sobre a interface entre a comunicação e a educação.

Leia na íntegra (link em PDF): Comunicação Comunitária para a saúde e transformação social

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Comunicação Comunitária. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Comunicação Comunitária para a saúde e transformação social

  1. zoraia disse:

    Ola amigos/as, parabens pelas postagens. Estou no processo de elaboracao de dissertacao e vcs tem me ajudado a ficar em contato com muito do que esta sendo construido em termos da comunicacao comunitaria e ainda a conhecer autores. Abr! :c)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s