Painéis temáticos definem 2ª parte do Encontro de Comunicação

A segunda parte do Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa foi composta por painéis temáticos, divididos de acordo com a mídia de atuação de cada projeto.

O primeiro painel, sobre impresso e meio digital, foi composto por Socorro Veloso, que contou como funciona o jornal comunitário Fala Mãe Luíza!, Perceval Carvalho, representando a Sociedade Terra Viva, Marlon Ramalho do jornal alternativo O Clarim, que atua há sete anos em Natal e Rogério Marques, que trouxe a experiência do Coletivo de Jornalismo Alternativo Foque. “As pessoas pensam que fazer comunicação alternativa é fazer algo ruim e arcaico, mas não é.”, definiu Marques. O encerramento do bloco ficou por conta da mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará, Zoraia Nunes.

O painel seguinte reuniu representantes de projetos em rádio, fotografia, telecentros e outras formas de comunicação. José Bezerra falou sobre a Pastoral da Comunicação, que comanda o jornal “A Ordem”, o site e o perfil da arquidiocese no Twitter. Uma das funções da Pastoral é dar cursos de capacitação em paróquias vizinhas, que integram a Arquidiocese. O professor Dr. Itamar Nobre veio em seguida para falar sobre a Fotec, um projeto de fotojornalismo experimental da UFRN, que funciona a quatro anos. Jaqueline Maia falou sobre os telecentros e, após, Joanisa Prates representou o Vozes da Vila. Encerrando o painel, tivemos o depoimento de Margarida Ozaneide sobre a rádio comunitária Melancia FM, que atua numa comunidade quilombola do Estado. Na ocasião, foi exibido um vídeo com depoimentos da população sobre a Rádio Melancia.

Compondo o último painel temático, tivemos a presença de Pedro Fiuza do Cineclube Natal, Maíra Leal do Cineclube Centro de Cultura Vila de Ponta Negra e Esso Alencar do Cineclube e Ponto de Cultura Pium. O debate foi bastante acalorado, com envolvimento da plateia.

Após os painéis, o encontro foi encerrado com uma apresentação cultural da dupla Violão & Cello.

Anúncios

Sobre Polliana Araújo

Polliana Araújo é estudante de Jornalismo e inquieta. Nasceu em outubro de 1987 e de lá até aqui não conquistou prêmios, nem grandes quantias de dinheiro, nem fama. Mas também não quer. Só busca o suficiente para budegar com dignidade, ou seja, ter dinheiro sobrando para comprar livros e discos, ir ao cinema todo dia, dar uma vida melhor para a família e se filiar ao Greenpeace. Gosta de um bom papo de ônibus, lugar onde passa a maior parte do tempo. Se desdobra para contar uma boa história e, por isso, dizem que é bem expressiva, por causa dos gestos abertos e tagarelices. É insone, fica escrevendo pelas madrugadas, e idealista, pois dedica seu tempo, também, à preocupação com o funcionamento do mundo e a tentar melhorar as coisas do jeito que pode.
Esse post foi publicado em Comunicação Alternativa, Comunicação Comunitária, Eventos Científicos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Painéis temáticos definem 2ª parte do Encontro de Comunicação

  1. Pingback: Painéis temáticos: telecentros no Encontro de Comunicação UFRN | Telecentros Comunitários Natal-RN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s