Facetas e mutretas potiguares

Por Pedro Filgueira

O grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias deixou de ser apenas um grupo de teatro para se tornar em um dos grandes articuladores da cultura popular do estado do Rio Grande do Norte. Em seus membros podemos ver claramente a essência da arte no cotidiano de suas vidas, podemos sentir na pele a emoção de uma atuação empolgante e feita com carinho. Segundo o grupo a palavra “faceta” pode ser pensada enquanto substantivo, em pequenas faces a serem lapidadas, como se cada ser fosse uma pedra preciosa bruta, que ao ser trabalhada revela a beleza e a singularidade de cada face. A história do Grupo Facetas tem muito dessa lapidação em busca da revelação, do brilho, da beleza das faces dos seres que o fazem subsistir.

O grupo tem dez anos de construção, em busca de uma identidade e do desejo de mostrar a cara para o mundo. Mas muito mais que isso, são dez anos de convivência humanizadora, formadora, amigável e de cumplicidade. O grupo iniciou suas atividades dentro da Escola Estadual Berilo Wanderley no Conjunto Pirangi, na cidade de Natal/RN, local onde o grupo até hoje realiza suas atividades através do Ponto de Cultura Rebuliço no Espaço Tecesol (Território de Educação, Cultura e Economia Solidária).  A partir desse processo, em uma escola, o grupo pode descobrir talentos, invadindo e conquistando o Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o cenário artístico de Natal e da Região Metropolitana.

Nesse período o grupo com sua empolgação de fazer arte, despertou a capacidade criativa e as competências artísticas de jovens, adolescentes e adultos que passaram pelas oficinas de teatro oferecidas pelo grupo na sua comunidade através do Projeto artístico-pedagógico “A Arte dramática na Construção da Cidadania”, desde 1999, criando perspectivas de vida e progressão nos estudos, no trabalho, na vida. O Grupo de Teatro Facetas é formado atualmente por pessoas que cresceram juntas nesses últimos dez anos e que sonham partilhar as experiências e o aprendizado com outras pessoas.

Hoje, o grupo tem alguns projetos como o Gambiarra: Espaço de Experimentação Artística, que acontece todo mês no TECESOL e é um espaço onde tudo é permitido: música, dança, monólogos, apresentações lúdicas etc. O Facetas também tem o Cine Clube Boi de Prata, onde é oferecido para a comunidade sessões de cinema de forma bem espontânea e popular, os filmes são exibidos em praças e muros do Pirangi.  Como Ponto de Cultura pretende continuar contribuindo com o desenvolvimento da cultura e com a formação artística e estética de crianças, jovens e adultos, produzindo bens artísticos e facilitando a formação artística e estética nas linguagens da arte (teatro, dança e música), bem como gerar conhecimento e valorização da arte e dos artistas do nosso Estado. Eis as facetas da nossa história, que estão sendo lapidadas a cada dia.

Anúncios

Sobre Polliana Araújo

Polliana Araújo é estudante de Jornalismo e inquieta. Nasceu em outubro de 1987 e de lá até aqui não conquistou prêmios, nem grandes quantias de dinheiro, nem fama. Mas também não quer. Só busca o suficiente para budegar com dignidade, ou seja, ter dinheiro sobrando para comprar livros e discos, ir ao cinema todo dia, dar uma vida melhor para a família e se filiar ao Greenpeace. Gosta de um bom papo de ônibus, lugar onde passa a maior parte do tempo. Se desdobra para contar uma boa história e, por isso, dizem que é bem expressiva, por causa dos gestos abertos e tagarelices. É insone, fica escrevendo pelas madrugadas, e idealista, pois dedica seu tempo, também, à preocupação com o funcionamento do mundo e a tentar melhorar as coisas do jeito que pode.
Esse post foi publicado em Comunicação Alternativa, Perfis dos Projetos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s