Agência Fotec: Um experimento que deu certo

Por Amanda Medeiros

Como mais um grupo disposto a realizar ações voltadas para a comunicação comunitária e alternativa no Estado, o Projeto Agência Fotec – (foto)jornalismo experimental – participará do I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal no dia 11 deste mês.

Desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e inicialmente com caráter eventual, o Projeto Agência Fotec foi criado durante a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (Cientec), realizada de 3 a 6 de outubro de 2006. À época chamado FOTEC –Fotografia Experimental em Comunicação – o projeto objetivava realizar a cobertura fotográfica daquele evento com a colaboração dos alunos do curso de Comunicação Social da Universidade.

Propiciar aos alunos das habilitações em Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda a experimentação da produção jornalística e da fotografia de imprensa em uma mesma pauta, estimulando assim a formação de um profissional habilitado para assumir múltiplas funções na divulgação de notícias referentes ao cotidiano social, é hoje o objetivo maior da Agência Fotec.

Coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Itamar de Morais Nobre, o projeto superou as expectativas quando, em diversos outros eventos, o grupo realizou atividades que, de acordo com Itamar “nos fizeram crer na possibilidade de ampliação da proposta”. Desde o semestre letivo 2010.1, propõe-se realizar a Agência Fotec em três dimensões: como projeto de extensão vinculado ao Programa de Melhoria de Qualidade de Ensino na Graduação; como suporte midiático para alunos de alguns componentes curriculares exercitarem a prática jornalística e fotojornalística estudadas em sala de aula; e, em caráter contínuo-fixo, semestralmente inserindo em suas ações alunos avulsos também do curso de Comunicação Social que atuam em diversos eventos ocorrentes durante o ano, em especial a Cientec e o Programa Trilhas Potiguares.

Atualmente contando com cerca de 20 colaboradores, entre alunos e as professoras Socorro Veloso e Taciana Burgos, o Projeto Agência Fotec propõe uma inovação na Comunicação Social da UFRN ao articular o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade. “Pensamos em uma formação que acompanhe as mudanças mercadológicas provocadas pelas novas tecnologias e a multidisciplinaridade”, enfatizou Itamar Nobre.

Site: WWW.fotec.ufrn.br

Anúncios

Sobre Juliana Bulhões

Mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. @juliana_bulhoes
Esse post foi publicado em Relatos de Experiências. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Agência Fotec: Um experimento que deu certo

  1. Pingback: Tweets that mention Agência Fotec: Um experimento que deu certo | Convergência Digital e Comunicação Comunitária -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s