Salve Ponta Negra

Movimento S.O.S Ponta NegraO movimento S.O.S Ponta Negra já foi citado em nosso blog no artigo escrito por Cibelle Avelino. O jornalista e coordenador do projeto, Yuno Silva, que participará do I Encontro de Comunicação Comunitária, nos concedeu uma pequena  entrevista, em que explica melhor os rumos e expectativas do movimento, além das principais dificuldades enfrentadas pelo projeto.

 

Convergência Comunitária – Em que consiste o projeto? Quais as principais atividades realizadas?

Yuno Silva-O projeto é na verdade uma articulação espontânea, comunitária e suprapartidária. Nossas principais realização referem-se a defesa da qualidade de vida, do bem estar social e da preservação do meio ambiente. Entre os principais envolvimentos do Movimento SOS Ponta Negra, destacamos a luta em favor da paisagem de Ponta Negra e pela preservação do Morro do Careca; aprimoramento do Plano Diretor de Natal; melhoramento do projeto do Emissário Submarino; acompanhamento de questões sócio-culturais e ambientais. Colaboração com Ong’s, Ministério Público e Conselho Comunitário. Envolvimento em diversas questões que interferem direta ou indiretamente na organização do bairro de Ponta Negra.

Quando ele foi iniciado e por quê?

O Movimento SOS Ponta Negra surgiu no segundo semestre de 2006 a partir da necessidade de se buscar um desenvolvimento responsável, com compromisso sócio-ambiental e o mínimo de bom senso (pois a palavra sustentabilidade, apesar de estar na moda, está longe de ser conjugada na prática)

Hoje em dia, quantas pessoas fazem parte do projeto?

Por ser um movimento espontâneo, o número de pessoas é flutuante: todos podem fazer parte do Movimento, não há hierarquia ou sede. Nem calendário definido de encontros. A rede criada pelo SOS PN é sempre acionada quando há necessidade, e interage com outras redes e movimentos.

Quais ferramentas de comunicação da internet são usadas para a divulgação de suas atividades e iniciativas?

Sites/blogs, twitter, facebook, orkut e listas de discussão.

O S.O.S Ponta Negra mantém parceria com outros projetos e/ou grupos?

Sim. Alguns deles são: Ong Baobá, Bicicletada Natal, Aspoan – Associação Potiguar dos Amigos da Natureza,Ponto de Cultura de Ponta Negra, Amigos do Parque de Capim Macio, Resistência da Lata – grupo de percussão, Associação Cultural Mestre José Correia, entre outros. O movimento ambiental-urbanístico se desdobrou no Movimento Filhos de Ponta – lado social – e no Vozes da Vila – radiodocumentário realizado em parceria com FM Universitária Natal / FUNPEC – vertente audiovisual do movimento, em parceria com a Mudernage.

Quais são suas expectativas em relação ao I Encontro de Comunicação Comunitária? O que o motivou a participar o evento?

A expectativa é a melhor possível, por acreditar que pequenos gestos (localizados/focados/direcionados), individuais ou não, podem ganhar projeção/dimensão capazes de alterar o rumo da história de um bairro, uma cidade, um estado ou um país. A programação do evento é ampla e, independente de estar participando em um dos debates, o assunto é deveras interessante e está apontado para a tendência de se valorizar o controle social.

Para saber mais sobre o S.O.S Ponta Negra, acesse o site do movimento!

Anúncios
Esse post foi publicado em Perfis dos Projetos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Salve Ponta Negra

  1. Pingback: Tweets that mention Salve Ponta Negra | Convergência Digital e Comunicação Comunitária -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s