Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal participará do I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa

Mais de vinte projetos e iniciativas de comunicação confirmaram presença no I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal. O evento acontece no dia 11 de novembro, das 8h às 18h, no Laboratório de Comunicação da UFRN (Labcom). Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail convergecom.pesquisa@gmail.com.

A partir de hoje começaremos a apresentar cada um dos projetos. O primeiro perfil é da Rede de Comunicadores da Arquidioceses de Natal. São mais de 300 comunicadores populares ramificados em paróquias e comunidades católicas.

Rede de Comunicadores mostra a “face” da Igreja Católica
(Enviado pela Equipe Pascom)

A Arquidiocese de Natal implantou a Pastoral da Comunicação – Pascom, em julho de 1998, com a realização do primeiro encontro de agentes pastorais que, em seguida, se integraram a esse trabalho comunicacional, nas bases. A partir daí, constituía-se a Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal, denominada RECAN. A rede, desde o formato inicial até agora, tem, portanto, 12 anos.

Inicialmente, eram poucas paróquias. Em 1998, quando se implantou a Pascom, com a formação da rede, apenas 16 paróquias estavam representadas no encontro. Posteriormente, várias outras foram se agregando e, hoje, são 63. Nelas, há equipes paroquiais da Pascom, com trabalho na base, mostrando a face da Igreja, a partir da comunidade, através das ações pastorais. A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação é composta dois jornalistas (José Bezerra e Cacilda Medeiros) e um Assistente Eclesiástico (Pe. Edilson Nobre).

O trabalho na rede conta com cerca de 300 agentes pastorais, nas bases. Eles atuam utilizando as diferentes ferramentas da comunicação. Inicialmente, com os boletins impressos e programas de Rádio. Com o acesso à Internet, passaram a usar também as ferramentas virtuais, como sites, blogs, twitter, caixa de mensagens (e-mails), MSN e os grupos (de e-mails).

Nas paróquias são produzidos cerca de 20 boletins (jornais), normalmente com periodicidade mensal. Há mais de trinta programas de rádio, incluindo as AM e FM (comunitárias), apresentados semanalmente por agentes da Pastoral da Comunicação, nas paróquias. Nesses programas também é incluído um programete chamado “Palavra da Igreja”, produzido pela coordenação Arquidiocesana da Pascom. Contém a Palavra do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, abordando temas variados, muitas vezes ligados ao tempo litúrgico, e informações sobre os trabalhos pastorais, apresentadas pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Francisco das Chagas de Souza.

Funcionamento da RECAN
Sistemática e diariamente há troca de informações entre a Coordenação Arquidiocesana da Pascom e os integrantes da rede. O grupo (de emails) e o MSN são as principais ferramentas de articulação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese. Graças a essas ferramentas, há um fluxo diário de informações das ações paroquiais das pastorais das bases para a equipe de coordenação arquidiocesana.

Essas informações são divulgadas em outras ferramentas de comunicação: jornal “A Ordem” (órgão oficial da Arquidiocese), programa radiofônico diário “Ritmo Pastoral” (na Rural AM 1090), no site da arquidiocese (www.arquidiocesedenatal.org.br) e no twitter (@arqnatal). Enfim, os integrantes da RECAN são os repórteres nas bases.

O programa “Ritmo Pastoral” também conta com a participação de correspondentes paroquiais: a cada dia, um grupo de 5 a 8 correspondentes ocupa um espaço de três minutos para divulgar as informações da paróquia no programa. Ao todo, por semana, são mais de 35 correspondentes que participam no ar.

A RECAN tem importância ímpar, para a comunicação da Arquidiocese de Natal: através dela são contadas histórias de pessoas que são exemplo de doação pela evangelização; são apresentadas experiências exitosas de trabalhos, tanto de evangelização e doutrinal, quanto de ações sociais e de personagens que são exemplos do voluntariado de milhares de pessoas que geram a vida pastoral da Igreja, nas bases.

Formação
Há um processo de formação sistemático, não acadêmico, para os integrantes da Rede. Uma vez por ano, os correspondentes do programa “Ritmo Pastoral” recebem uma formação sobre linguagem e produção radiofônica; uma vez por ano, os coordenadores de equipes participam do encontro de avaliação e planejamento, que dedica uma parte dos dois dias para formação e espiritualidade; uma vez por ano, a equipe de coordenação realiza encontros de formação, por zonais (agentes pastorais de um determinado grupo de paróquias).

Outro espaço de formação oferecido aos agentes da rede são os Mutirões de Comunicação. Ao longo desses 12 anos, a Arquidiocese promoveu dois mutirões arquidiocesanos, sediou um mutirão regional e um estadual. Nesses mutirões, são oferecidas palestras, seminários e oficias sobre temas ligados à comunicação.

Anúncios

Sobre Juciano Lacerda

Juciano de Sousa Lacerda é professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Coordena o LAPECCOS - Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva. É membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária (LECC-UFRJ/LAPECCOS-UFRN/LACCOPS-UFF). Integra os Grupos de Pesquisa PRAGMA/UFRN e Processocom/Unisinos. É membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFRN). É pesquisador da Rede Amlat (Brasil/Venezuela/Equador/Argentina). É Vice-Coordenador do GP Comunicação e Cidadania da Compós (2017-2018). Foi Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da INTERCOM (2013-14).
Esse post foi publicado em Comunicação Comunitária, Eventos Científicos, Perfis dos Projetos, Relatos de Experiências e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s