Livro digital, gratuito e pela internet. Será que vinga?

A experiência com o livro Para Entender a Internet organizado por Juliano Spyer, indica que sim. É possível editar, divulgar, e “publicar” um livro digital (e-book) totalmente pela Internet. E ainda que possua Licença Publica Comum, ou seja qualquer um com acesso a Internet pode ler e copiá-lo.
Esta ação de vanguarda mostrou que não só é possível, mas o publico internauta admira e agradece essa iniciativa.

O livro é formado por artigos, “pensados no leitor com pouca ou nenhuma familiaridade com a Web ” que apesar de falar de maneira informal e “convidativa, livre de jargões ou academicismos”, vai além de simplificações e modismos. Ele carrega como portifólio os autores do gabarito de por exemplo, “Edney Souza, o Interney, um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil hoje, escreve sobre blog. Soninha Francine, vereadora, atual sub-prefeita em São Paulo, escreve sobre internet e lei eleitoral. Fábio Seixas, um dos brasileiros mais seguidos no Twitter, fez o texto sobre micro-blogging. Sérgio Amadeu, ativista combativo do software livre, escreve sobre pirataria online.” E por aí vai a lista.
Mas nem tudo são rosas. Risos. Antes que se pergunte o que ,e como, se pode ganhar com um livro digital e gratuito, adianto que o artigo de Cris Dias dedica-se a responder essa questão no artigo intitulado Capital Social / Whuffie (pg 10,11) onde o leitor pode saciar sua sede por saber. A questão que esse tipo de livro levanta ao ser lançado é o fato de que de acordo com uma pesquisa recente 67% dos brasileiros, segundo a GfK, empresa de pesquisa de mercado não sabem o que é um e-book. Quanto ao acesso à internet e aos meios que possibilitam a leitura (computador ,tablets), bem sabemos que no brasil -apesar haver um crescimento do mercado- ainda é limitado.

Bom se não podemos falar de uma “popularização” do consumo de livros e Tecnologias de Informação, ao menos, já podemos vislumbrar alguns caminhos, para a democratização da informação.

E para quem se interessou em ler o livro, clique aqui para fazer o download.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comunicação Comunitária, Democratização da Comunicação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s