Telecentros comunitários são alternativas à exclusão digital

Em 2005, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada por uma parceria entre o IBGE e o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, contou que 21% da população brasileira (32,1 milhões) a partir dos dez anos já havia acessado a internet pelo menos uma vez em algum local. Desses, apenas metade utilizou a rede no próprio domicílio em que morava, o que representa cerca de 16 milhões de pessoas. A pesquisa apontou ainda que a conexão por banda larga ainda é minoria, representando 41,2% do total de usuários. Dentre os principais motivos apontados por aqueles que nunca utilizaram a internet, está a impossibilidade de acesso a um microcomputador.

Os dados acima servem apenas para ilustrar a situação alarmante na qual se encontra a população brasileira em relação ao acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Grande parte de nossa sociedade ainda está excluída do processo de digitalização dos conteúdos e sofre com a falta de recursos e políticas públicas voltadas para a democratização da internet.

Atualmente os telecentros comunitários são uma alternativa ao processo descrito acima e oferecem a oportunidade de inclusão digital e social para as comunidades onde são instalados. Os telecentros são espaços providos de computadores com acesso à internet banda larga, em que são desenvolvidas atividades de familiarização com as TICs e cursos de capacitação para os usuários.

Em Natal, os telecentros de Neópolis e Guarapes estão com inscrições abertas para o curso de iniciação à computação “ABC da Informática”. São 160 vagas ao todo e as inscrições podem ser feitas até 16 de setembro. Para mais informações, acesse essa matéria do ClicRN.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Convergência Digital, Democratização da Comunicação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s