Projeto Cinema nos Bairros mostra resultados de sua 2ª edição

Foto: Davi Alves

Foto: Davi Alves

Por Helena Velcic Maziviero (Bolsista IC Pibic/CNPq)

Os resultados da 2ª edição do projeto Cinema nos Bairros foram apresentados em um seminário ocorrido nesta sexta (03), no setor de aulas II da UFRN. Os alunos envolvidos no projeto de extensão do Departamento de Ciências Sociais foram divididos em dois grupos, que ficaram responsáveis por desenvolver atividades de socialização e exibir filmes nos bairros de Vila de Ponta Negra e Planalto, em Natal.

O primeiro grupo, responsável pela Vila de Ponta Negra, desenvolveu atividades lúdicas e exibição de filmes voltados para o público infantil. As sessões aconteciam dois sábados por mês, num período de quatro meses, no Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra.  Durante a apresentação do seminário, o grupo falou sobre a metodologia desenvolvida e as dificuldades encontradas no período em que desenvolveu o projeto, principalmente àquelas relacionadas à realidade de injustiça e pobreza da região.

Os filmes escolhidos para exibição abordavam temáticas como infância, brinquedos reciclados, música e noções morais. Os integrantes do projeto relataram que o objetivo era contribuir para a formação da consciência social das crianças, mas destacaram a dificuldade de se trabalhar com o público infantil e a falta de preparo que o estudioso acadêmico muitas vezes enfrenta ao adentrar o campo prático. Os relatos da experiência podem ser conferidos no blog do grupo.

Foto: Davi Alves

Foto: Davi Alves

O grupo responsável pelo bairro do Planalto lidou com um público na faixa etária de 14 a 16 anos e a metodologia desenvolvida consistiu em promover a exibição de filmes seguidos de um debate. As temáticas abordadas estavam relacionadas a questões como estereótipos sociais, sexualidade e gênero, preconceito e nazismo.

Os integrantes ressaltaram que a intenção era promover discussões dentro da linguagem do cotidiano e sensibilizar o público para as relações possíveis entre cinema e realidade. “Nosso objetivo foi mostrar que os problemas deles não são de ordem pessoal e sim social”, explicou Paulo Lennon, estudante do 8º período de Ciências Sociais.

Após a apresentação dos grupos de alunos, o professor e coordenador do projeto, Gabriel Eduardo Vitullo, motivou uma discussão acerca dos resultados obtidos e das metodologias utilizadas. Ele ressaltou que o cinema cumpre um papel político e transformador ao fornecer elementos que possibilitam a organização dos setores populares. “Precisamos entender o cinema não só como lazer, mas como experiência de socialização para a comunidade”, afirmou o Profº Gabriel Vitullo.

Além da presença dos alunos de graduação do curso de Ciências Sociais e do Profº Gabriel Vitullo, o seminário contou também com a participação do Profº Nelson Marques, cinéfilo membro do Cineclube Natal e ex-coordenador do projeto Cinema Livre. Ele falou de suas experiências com o cinema em bairros carentes e explicou que a falta de alternativas culturais cria a necessidade urgente da construção de novas formas de comunicação. “Isso ocorre devido à unilateralidade da comunicação de massa – principalmente da televisão – que não informa, mas (de)forma o espectador”, explicou.

O Cinema nos Bairros ocorre desde abril de 2009 e está com inscrições abertas para quem quiser participar das próximas edições do projeto. Podem se inscrever alunos de quaisquer cursos da UFRN, de todos os períodos. Os interessados devem mandar e-mail para cinema_nosbairros@yahoo.com ou lillyane_priscila@hotmail.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Comunicação Comunitária, Convergência Digital, Democratização da Comunicação, Relatos de Experiências e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s