O desafio da geração internet

Por Helena Velcic Maziviero (Bolsista IC Pibic/CNPq)

Se a internet ainda é um grande desafio para as pessoas que nasceram antes dela, para as crianças que já nascem integradas ao mundo digital, a rede é quase que um elemento natural em seu aprendizado.

A “geração internet” já nasce conectada e aprende, cada vez mais cedo, a gerenciar sua vida virtual. Isso inclui desde a familiarização precoce com aparelhos eletrônicos e ferramentas digitais até à administração de perfis em redes sociais. O grande problema que esse grande fascínio com as novas tecnologias da comunicação e da informação esconde, está muito ligado à forma como se constrói o relacionamento entre o indivíduo (inclusive e principalmente as crianças) e o mundo virtual. O uso produtivo da rede e das tecnologias digitais ainda é um enigma para a imensa maioria, como mostra esse texto do blog Dia a Dia, Bit a Bit, de Silvio Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

[…] seja como for, temos um bom [e velho] problema: os estudos mostram que os mais jovens estão “em” rede e não “na” rede, o que é uma boa notícia; por outro lado, as mesmas análises dizem que, excetuando uns poucos, a vasta maioria tem que estudar e praticar muito para ter a rede como parte de sua infraestrutura essencial de [alta produtividade para] aprendizado.”

No Brasil, esse problema é ainda mais evidente. A falta de políticas públicas voltadas para a democratização da comunicação encolhe as possibilidades e funções da internet. Mesmo entre os jovens que reconhecem a internet como um fator essencial em suas vidas, é comum aqueles que não sabem e, muitas vezes, não podem ter acesso a internet. O mercado concentrador, os altos preços da banda larga e a precariedade do acesso impedem que a maioria se conecte a internet e ao mundo digital. O fato é que, seja pela ausência de políticas públicas democráticas ou falta de interesse dos próprios usuários, a internet ainda tem um potencial imenso a ser explorado.

Adquirir, compartilhar e difundir conhecimentos de forma ampla e democrática para a construção de uma inteligência coletiva será o desafio que a nova geração, que já nasceu imersa no mundo virtual, terá que enfrentar nos próximos anos.

Será que o bebê de dois anos do vídeo abaixo saberá, no futuro, lidar com questões como essas e explorar de forma produtiva e criativa os recursos do mundo digital?

Anúncios
Esse post foi publicado em Cidadania e Cultura, Convergência Digital, Democratização da Comunicação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O desafio da geração internet

  1. Pingback: Tweets that mention O desafio da geração internet | Convergência Digital e Comunicação Comunitária -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s