Comunicação Comunitária e imprensa alternativa no contexto das TICs

Por Amanda Medeiros, Diana Coelho e Nathalee Amaral
Bolsita IC Voluntária e Bolsistas Voluntárias

Na última reunião do projeto “Convergência Digital e Práticas de Comunicação Comunitária”, realizada no dia 20 de agosto, abordamos os textos ‘Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço’, de Cicilia Peruzzo, e ‘Mídia social conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital, de autoria de Walter Júnior.

Trazendo questões interessantes à pesquisa de nosso projeto, Peruzzo (2009) diferencia em seu texto a comunicação popular, alternativa e comunitária daquilo que ela denomina imprensa alternativa.  Embora sua intenção não seja engessar conceitos, nota-se que a categorização proposta facilita a compreensão.

Segundo a autora, a comunicação popular, alternativa e comunitária é aquela que surge por iniciativa popular e se distingue pelos conteúdos, sistema de gestão, pela participação da população e/ou compromisso com o interesse público. Já imprensa alternativa diz respeito a processos de comunicação jornalísticos não alinhados aos padrões de comunicação da grande mídia.

Peruzzo (2009) analisa também as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e defende que a internet revoluciona os processos de comunicação alternativa, na medida em que amplia as possibilidades comunicativas e de participação social.

Um dos exemplos comentados na reunião refere-se aos casos em que a mídia tradicional escreve artigos com intuito de contrapor blogs alternativos, como foi o caso do Cloacanews (cloacanews.blogspot.com) e d´Os Amigos do Presidente Lula (osamigosdopresidentelula.blogspot.com).

Seguindo a mesma linha, Walter Júnior (2009) defende que a introdução das TICs afetou o mercado de produção e consumo de informações de relevância social, aproximando produtores da audiência e permitindo que amadores se convertessem em criadores e distribuidores de conteúdo jornalístico.

Com base nesse texto, discutimos acerca da mídia social conectada que vem propiciando um ambiente no qual o jornalista e os usuários de internet conseguem quebrar a antiga hierarquização da transmissão da notícia.

As colocações de ambos os autores nos levam a verificar que, nesse contexto, duas possibilidades se configuram com os novos formatos digitais: uma vertente jornalística e outra, voltada à comunicação. Com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, surgem mais espaços para comunicação e imprensa alternativa.

No entanto, Júnior (2009) adiciona uma nova questão. De acordo com o autor, os jornalistas devem adaptar-se a novas funções e habilidades atribuídas à profissão e estarem sintonizados com essas novas possibilidades interativas. Ele coloca também que, se o espaço na web se propõe jornalístico, faz-se necessário a existência de uma triagem de editores profissionais sobre o material submetido a publico.

Junior (2009) conclui que “a falta de adaptação dos conceitos jornalísticos ao novo ambiente comunicacional impede que muitas inovações sejam introduzidas”, o que pode retardar o processo de evolução da comunicação como material jornalístico e/ou bem social.

Bibliografia
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun de 2009.

JÚNIOR, Walter Teixeira Lima.  (2009) Mídia social conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 95-106, dez. de 2009.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comunicação Alternativa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Comunicação Comunitária e imprensa alternativa no contexto das TICs

  1. Pingback: Tweets that mention Comunicação Comunitária e imprensa alternativa no contexto das TICs | Convergência Digital e Comunicação Comunitária -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s