Globalização e transformações culturais

Por Tatiana Pais, Helena Maziviero e Davi Mazzo

O texto Identidades Culturais no Contexto da Globalização, em que Renato Ortiz, em entrevista à Roseli Fígaro Paulino, da Revista Comunicação & Educação, expõe suas ideias sobre cidadania, cultura, identidade, consumo e globalização serviu como base para a discussão entre o Prof. Juciano Lacerda e os alunos integrantes da ação acadêmica associada sobre transformações culturais que a sociedade contemporânea enfrenta em decorrência do processo de globalização.

A partir das dificuldades impostas pela contradição aparente entre as identidades culturais e a globalização, refletimos em nossa reunião, as estratégias de expressão e apropriação pela mídia das culturas popular e de massa. Discutimos a impressão do autor sobre um processo de integração, pelos meios de comunicação, da cultura popular. Tornando assim, mais dificultosa e menos evidente a distinção entre a cultura de massa e a cultura popular. O primeiro desses termos foi forjado para designar um tipo de produção cultural industrializada e o segundo estava “associado às manifestações culturais tradicionais das culturas das classes subalternas”, respectivamente.

A perspectiva de Renato Ortiz, a partir da qual a sociedade contemporânea se expressa no contexto de uma matriz cultural moderna, formada por elementos como a ciência, a tecnologia, a industrialização e a racionalidade, foi adotada de modo a compreendermos como o mercado tem se apropriado de elementos da cultura popular e como esta se exprime no contexto global. Vemos que a noção de Cidadania onde se colocam a luta pelos direitos, a Liberdade, a Igualdade, se traduz em direito de compra ou consumo de bens. “Hoje temos a mãe no supermercado com um carrinho miniatura para as criancinhas empurrarem”. Portanto há um processo de hierarquização que se torna natural na sociedade em que estamos vivendo.

Quando questionado sobre o significado de globalização da Sociedade Renato Ortiz diz significar que as “sociedades contemporâneas estão interconectadas de várias formas; uma delas se dá através dos meios de comunicação ”. No entanto essa ideia de romper fronteiras é posta em cheque quando diz: o processo de globalização não é o fim das fronteiras, é o fim de determinadas fronteiras e a abertura de novas. Nesse ponto de nossa discussão fizemos uma reflexão sobre os meios de comunicação, percebendo que eles têm sido mal interpretados, pois acredita-se que a mídia tem um papel de utilidade pública, que defende os interesses sociais. Ideia desmitificada ao pensar que os meios de comunicação de massa são uma indústria capitalista e portanto defendem seus interesses institucionais.

A mídia interage com a sociedade e oferta padrões a serem seguidos, que entram em disputa de sentidos com as mediações constitutivas dos receptores. Em muitos aspectos, socializa as pessoas para o consumo. Então é importante refletirmos não somente os impactos da globalização na sociedade, mas também sobre o modo como a mídia está mudando significados de conceitos como Democracia e Cidadania e influenciando diretamente na construção das identidades.

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Sobre Polliana Araújo

Polliana Araújo é estudante de Jornalismo e inquieta. Nasceu em outubro de 1987 e de lá até aqui não conquistou prêmios, nem grandes quantias de dinheiro, nem fama. Mas também não quer. Só busca o suficiente para budegar com dignidade, ou seja, ter dinheiro sobrando para comprar livros e discos, ir ao cinema todo dia, dar uma vida melhor para a família e se filiar ao Greenpeace. Gosta de um bom papo de ônibus, lugar onde passa a maior parte do tempo. Se desdobra para contar uma boa história e, por isso, dizem que é bem expressiva, por causa dos gestos abertos e tagarelices. É insone, fica escrevendo pelas madrugadas, e idealista, pois dedica seu tempo, também, à preocupação com o funcionamento do mundo e a tentar melhorar as coisas do jeito que pode.
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